Ácido e base dura e macia

Esta denominação nasceu da química de coordenação, ou seja, observou-se que alguns ligantes possuíam preferência em reagir com alguns metais e que outro grupo de ligantes preferiam coordenar com um segundo grupo de metais.

Um exemplo é a fosfina que prefere coordenar com Hg2+ e a amônia que prefere coordenar com o Be2+.

Pearson verificou esta tendência e sugeriu a denominação “duro” e “macio” ou “mole” para classificar os elementos dos grupos.

ácidos duros: são íons metálicos, que incluem os alcalinos, os alcalinos terrosos, os íons metálicos de alto estado de oxidação, espécies de baixa eletronegatividade e tamanho pequeno.

Ex.: Eu3+, Ca2+, Na+, Mg2+, Sc3+, La3+, Ce4+, K+, Co3+, Ti4+, Cr3+, Fe3+, Li+, Be2+, Sr2+, Zr4+, Cr6+, Mn2+, Mn7+, Sn4+, Si4+, As3+, Ga3+, N3+, Cl3+, Cl7+, I5+, I7+, etc.

bases duras: são espécies que doam elétrons, possuem alta eletronegatividade e possuem baixa polarizabilidade.

Ex.: F, NH3, O2-, H2O, SO42-, NO3, ClO4, CO32-, OH, RNH2, CH3COO, PO43-, N2H4, ROH, RO, R2O, etc.

ácidos macios: são espécies de tamanho grande, com baixo estado de oxidação, de média eletronegatividade, possui baixa capacidade polarizante.

Ex.: Pd2+, Pt2+, Pt4+, Cu+, Ag+, Au+, Cd2+, Hg+, Hg2+, CH3Hg+, Tl+, CH2, O, Cl, Br, I, N, RO., RO2.

bases macias: são espécies que recebem elétrons, possui baixa eletronegatividade e alta polarizabilidade.

Ex.: H, R,C2H4, C6H6, CN, CO, SCN, I, R3P, R2S, RS, R3As

Com estas classificações, se torna possível a verificação de preferência de uma reação, onde um ácido duro reage com uma base dura e um ácido macio reage com uma base macia.
Quando um ácido duro reage com uma base dura a ligação formada é de caráter iônico e quando um ácido macio reage com uma base macia, a ligação formada possui caráter covalente.

Estes conceitos de dureza e maciez são relativos, ou seja, eles não são rígidos, mas sim, relativos à um outro ácido ou base. Um exemplo é o íon césio que é, geralmente, mais macio que o íon lítio e ambos são metais alcalinos, que possuem uma relativa dureza.

ácidos intermediários: Fe2+, Co2+, Ni2+, Cu2+, Zn2+, NO+, Sb3+, SO2, Pb2+, Os2+

bases intermediárias: NO2, SO32-, Br, N2, N3, C6H5NH2, C5H5N.

2 respostas

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] Definições Ácido-Base Definição Ácido-Base de Arrhenius Definição Ácido-Base de Bronsted-Lowry Definição Ácido-Base de Lewis Definição Ácido-Base de Pearson […]

  2. […] Definições Ácido-Base Definição Ácido-Base de Arrhenius Definição Ácido-Base de Bronsted-Lowry Definição Ácido-Base de Lewis Definição Ácido-Base de Pearson […]

Os comentários estão fechados.