QuiProcura Química




Elementos Químicos

Elemento químico é uma substância que é composta apenas por átomos que possuem o mesmo número de prótons em seu núcleo. Átomos que possuem o mesmo número de prótons (mesmo número atômico) não refletem em átomos exatamente iguais, pois átomos de um mesmo elemento químico podem apresentar massas diferentes, como os isótopos do hidrogênio 1H, 2H (deutério) e 3H (trítio), que possuem o mesmo número atômico (mesmo número de prótons), mas número de nêutrons diferente.

Os elementos químicos são as substâncias químicas mais simples, já que não podem ser transformados em substâncias mais simples, a partir de reações químicas. Apenas através de reações nucleares é que um elemento químico pode se transformar em outro elemento químico, menor (por fissão nuclear) ou maior (por fusão nuclear).

Nos dias atuais, existem 118 elementos químicos reconhecidos pela IUPAC, sendo 92 de ocorrência natural e 26 elementos químicos produzidos pelo homem. Observando a tabela periódica, nota-se que até o número atômico 92 (urânio) todos os elementos químicos são naturais, com exceção do tecnécio (Tc, número atômico 43). Além desses elementos, o plutônio (Pu, número atômico 94) é outro elemento químico de ocorrência natural, embora ocorra em pequena quantidade em amostras de urânio.

A partir de análises espectroscópicas de várias regiões do espaço, principalmente, sol, estrelas e nebulosas, assim como análises de amostras em nosso planeta, é possível estimar a abundância dos elementos químicos. O hidrogênio é o elemento mais abundante, representando pelo menos 88,6% de todos os átomos ou núcleos encontrados no universo.  O hélio é o segundo elemento químico mais abundante, representando pelo menos 11% de todos os átomos existentes. Essas estimativas representam o total de átomos de todo o universo conhecido pelo homem, não sendo coincidente com a proporção dos elementos em nosso planeta.

Na Terra, a distribuição dos elementos químicos é bem diferente da distribuição no universo. Em nosso planeta, os elementos mais abundantes são oxigênio (46,6%), silício (27,7%), alumínio (8,1%) e ferro (5%). O hidrogênio em nosso planeta está presente em uma quantidade inferior a 1% da massa do planeta.

As formas de vida, presentes em nosso planeta, necessitam de diversos elementos químicos, mas os principais elementos que formam um ser humano, por exemplo, são: oxigênio (61%), carbono (23%), hidrogênio (10%), nitrogênio (2,6%), fósforo (1,1%) e outros elementos (1%). Leia mais sobre os elementos fundamentais para a vida.

Os 118 elementos químicos conhecidos pelo homem, possuem origens e aplicações diferentes, no entanto, todos eles são encontrados na Tabela Periódica. A Tabela Periódica é organizada em períodos (linhas horizontais) e em grupos ou famílias (colunas verticais) de elementos químicos. Os elementos químicos são organizados de acordo com as suas propriedades físicas e químicas.

Um elemento químico pode se combinar com outros elementos, formando diferentes compostos, que podem ser milhões. Os elementos químicos se combinam com outros elementos ou átomos do mesmo elemento através de ligações químicas, que podem ser iônicas ou covalentes.