Elementos fundamentais

As formas de vida presentes no planeta Terra são conhecidas como baseadas em carbono, ou seja, todos os seres vivos possuem compostos de carbono, que formam, por exemplo, as proteínas, os lipídeos, as vitaminas, os carboidratos e alguns sais minerais, que por sua vez constituem as células, os tecidos e os órgãos. No entanto, o carbono não é o elemento mais comum nos seres vivos. Então, qual é o elemento mais abundante?

Se considerarmos o homem, o elemento químico mais abundante em seu organismo é o oxigênio. Provavelmente você já deve ter ouvido falar que aproximadamente 70% do corpo humano são de água. E isso é absolutamente verdade. A água, por sua vez, é composta por 2 átomos de hidrogênio e 1 de oxigênio, dessa forma, o corpo humano possui grande concentração de átomos de oxigênio e hidrogênio, considerando os presentes nas moléculas de água que compõem o nosso organismo e os outros presentes em compostos orgânicos como proteínas, vitaminas, carboidratos e lipídeos.

Pode-se dizer que os elementos mais importantes para a vida humana são: oxigênio, hidrogênio, carbono, nitrogênio, cálcio, fósforo, enxofre, sódio, potássio, cloro, magnésio, ferro e iodo. No entanto, há outros diversos elementos com participação nas etapas enzimáticas ou com alguma função específica, como o zinco, selênio, o silício, o cobre e o cobalto. E o homem, normalmente, absorve esses elementos químicos a partir de alimentos e água ingerida, além de oxigênio molecular presente no ar, que é absorvido pela respiração.

Uma dieta alimentar balanceada, que possui todos os elementos importantes para nosso organismo deve conter proteínas (presentes nas carnes, leites, ovos e alguns vegetais como feijão e soja), carboidratos (presentes nos cereais, tais como trigo, milho, aveia, arroz e feijão), vitaminas (presentes nos vegetais), sais minerais (principalmente presentes nos vegetais, podendo estar presente em carnes e leites), gorduras/lipídeos (presentes em carnes, leites e alguns vegetais, principalmente os oleaginosos) e água.

Carboidratos

Os carboidratos são um conjunto de compostos orgânicos de grande importância para fornecer energia não só para o organismo humano, mas para todos os seres vivos. Os principais carboidratos com função de energia são glicose, frutose, galactose e amido (polímero com várias unidades de glicose).

Os elementos químicos que se encontram nos carboidratos são: carbono, hidrogênio e oxigênio. Todos esses elementos participam do processo de produção de energia, quando a molécula de glicose, que é um carboidrato se transforma em CO2, H2O e energia utilizável.

Carboidratos – o que são, onde estão?
Metabolismo – precisamos de energia?

Proteínas

Quando se fala de proteína, quase todo mundo pensa em carnes, leites e até mesmo enzimas. E isso é extremamente normal, já que carnes, leites e enzimas possuem ou são proteínas (as enzimas são proteínas com capacidade de acelerar algum processo químico em um organismo).

As proteínas são consideradas as macromoléculas mais importantes das células, representando 50% de toda a massa celular. As proteínas são formadas a partir da união de vários aminoácidos primários (que são 20). Através da combinação entre esses 20 aminoácidos, podem formar milhares de proteínas, cada uma com função distinta nos seres vivos.

Os elementos químicos que podem compor as proteínas são: carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e enxofre. O enxofre é encontrado em alguns poucos casos, já que apenas os aminoácidos metionina, cisteína e cistina o possuem em sua estrutura.

Proteínas – o que são?

12 Alimentos ricos em Proteínas

Você pode se interessar por: