Exemplos de Misturas Heterogêneas

As misturas podem ser homogêneas (quando apresentam apenas 1 fase visível , aspecto uniforme), ou heterogêneas, quando o seu aspecto visual não é uniforme ao longo de toda a sua composição. Uma mistura heterogênea pode conter 2 ou mais componentes e apresentar duas ou mais fases visíveis identificáveis.

As misturas heterogêneas estão muito presentes em nosso cotidiano, podendo ser sólidas, líquidas ou gasosas.

          • Um copo com água e gelo, que bebemos quando está calor e estamos com sede, é uma mistura heterogênea. No sistema água potável + gelo, embora exista apenas água potável (no estado líquido e estado sólido) há duas fases visíveis diferentes, uma fase é a água líquida, a outra fase é o gelo, que é água no estado sólido.

          • Uma nutritiva salada de verduras ou salada de frutas são misturas heterogêneas, nas quais há vários componentes distintos, com composição e aparências diferentes. Em uma salada de verduras, a folha de alface é uma fase da mistura, a fatia de cenoura é outra fase, os grãos de pimenta do reino compõem outra fase, assim como as fatias de tomate e folhas de hortelã que podem compor a salada.
          • O tradicional e nutritivo prato de comida brasileira, que contém arroz e feijão é uma mistura heterogênea, principalmente quando misturamos o arroz no feijão. Nesta mistura de arroz e feijão, há pelo menos 2 fases diferentes, a primeira é o arroz e a segunda é o feijão. Se observarmos de maneira precisa, perceberemos que o feijão, por si só, já é heterogêneo, pois possui a casca com uma composição e aparência e a massa do interior com outra composição e aparência. Dessa forma, pode-se afirmar que a mistura de arroz e feijão é um sistema heterogêneo com pelo menos 2 fases distintas.
          • Um jardim repleto de flores coloridas e plantas é um exemplo de mistura heterogênea. No jardim com várias plantas e flores há diversas fases visíveis diferentes e misturadas, uma folha verde, uma pétala de rosa vermelha, uma pétala de margarida amarela são alguns dos componentes desta mistura heterogênea que pode ser um jardim florido.

          • Uma fatia de queijo gorgonzola ou roquefort, que possuem pelo menos duas fases diferentes, compondo assim uma mistura heterogênea. Nestes queijos, há uma fase em maior quantidade, que é a massa de queijo amarela e outra fase que se apresenta na tonalidade verde ou azul, que são fungos responsáveis pelo sabor diferenciado dos queijos.

          •  Areia de praia ou areia de rio são misturas heterogêneas, já que possuem vários grãos de diferentes tamanhos e composição. Cada grão com uma composição é considerado uma fase da mistura, por exemplo, grãos brancos é uma fase, assim como os grãos amarelados representam outra fase e os transparentes compõem outra fase visível. Dessa forma, um pouco de areia de praia ou de rio são exemplos de misturas heterogêneas.
          • Madeira plástica é uma mistura heterogênea, pois existem fases visuais diferentes, normalmente, uma fase contínua de plástico e fases diversas compostas por partículas de madeira e/ou resíduos minerais.
          • Papel moeda usado na produção de notas de Real é uma mistura heterogênea, pois possui fases representadas por fibras visíveis diferentes de celulose.

          • Granola ou barra de cereais são exemplos de misturas heterogêneas, pois cada componente é uma fase. A aveia é uma fase, os flocos de arroz é outra fase, as frutas são outras fases.
          • Suco natural de laranja que possui pelo menos duas fases visíveis, a primeira é a fase líquida com tonalidade amarela/laranja, já a segunda fase é composta pelos gominhos de laranja que contém o suco de laranja. Dessa forma, suco natural de laranja é um exemplo de mistura heterogênea.

          • Mel de abelha que contém açúcar cristalizado no fundo do recipiente e favos é uma mistura heterogênea. A fase viscosa é uma fase do sistema, a fase cristalizada no fundo do recipiente é outra fase e os favos é outra fase da mistura.

Um copo com água e uma colher de açúcar sem agitação é uma mistura heterogênea, possuindo pelo menos duas fases visíveis e distintas. Neste sistema, a água é uma fase e o açúcar é a segunda fase.

          • Água residual de esgoto é uma mistura heterogênea. Neste sistema, há uma fase majoritária aquosa e fases sólidas diversas.
          • Água de rio ou água do mar são exemplos de misturas heterogêneas, pois possuem uma fase majoritária aquosa e outras fases sólidas dispersas, tais como pedaços de folhas, algas, minerais sólidos, tais como areias, pedaços de rochas e conchas trituradas.
          • Clara em neve é uma mistura heterogênea, pois possui alem da clara de ovo, ar preso nas bolhas formadas pela clara.
          • Um copo com refrigerante recentemente aberto é uma mistura heterogênea. A fase líquida é uma fase e as bolhas de gás é outra fase. Esse sistema apresenta pelo menos 2 fases.
          • Ar atmosférico poluído com partículas sólidas é uma mistura heterogênea. Quando se realiza uma queimada, por exemplo, há liberação de grande quantidade de material finamente particulado no ar atmosférico. Esse material particulado é disperso no ar e espalhado por grande área. Dessa forma, essa é uma mistura heterogênea.
          • Água borrifada no ar é uma mistura heterogênea. Quando se borrifa água no ar, forma-se uma atmosfera rica em água, pois há inúmeras gotículas de água misturadas no ar atmosférico.
          • Pó finamente triturado quando soprado, é uma mistura heterogênea, pois o pó é considerado uma fase e o ar atmosférico é outra fase.
          • Nuvens no céu é um exemplo de sistema heterogêneo, pois a nuvem é vapor de água e representa uma fase, já o ar atmosférico que é uma mistura de gases é outra fase.

Além dos exemplos citados, há outros diversos sistemas que representam misturas heterogêneas e estão presentes em nosso cotidiano.

Conheças exemplos de misturas homogêneas.

Você pode se interessar por: