Exemplos de misturas homogêneas

Uma mistura homogênea é simplesmente uma mistura com aspecto uniforme, em toda a sua  composição. Um mistura homogênea também é conhecida como solução. Uma solução pode ter dois ou mais componentes, mas apresentará apenas uma fase visível (aspecto uniforme em todo o corpo).

As misturas homogêneas estão muito presentes no nosso cotidiano, podendo ser sólidas, líquidas ou gasosas.

  • Água filtrada que bebemos todos os dias é uma mistura homogênea. Na água filtrada existem além de H2O, diversos sais minerais e gases dissolvidos. A água de chuva, água mineral e até a água de uma piscina limpa é uma mistura homogênea (solução), só variando o teor de minerais e gases dissolvidos.
  • Uma xícara com café pronto para beber também é considerada uma mistura homogênea, ou seja, só é possível ver uma única fase em todo o volume de café. E se colocarmos açúcar, misturando até a total dissolução, ainda terá uma mistura homogênea.
  • O vinagre que usamos na salada é uma mistura homogênea de água e ácido acético, mas pode conter alguns aditivos colorantes, o que não altera a sua homogeneidade.




  • O perfume que muitos não deixam de usar antes de sair de casa também é uma solução. Para a elaboração dos perfumes utilizam-se várias substâncias misturadas, tais como ésteres, cetonas e/ou óleos essenciais dissolvidos em álcool de cereal, podendo ter ou não um corante. O produto final apresenta um aspecto uniforme, apenas uma fase.
  • O detergente que usamos para lavar vasilhas é um bom exemplo de mistura homogênea (solução). Os detergentes são, normalmente, uma mistura de tensoativo aniônico (composto responsável por remover parte da gordura), glicerina (composto responsável por hidratar as mãos do usuário), conservantes, sequestrantes (compostos responsáveis por interagir com certos tipos de sujeira), espessante (responsável por aumentar a viscosidade do produto), fragrância (responsável pelo odor característico de cada marca e versão), veículo (composto responsável por dissolver todos os outros componentes, normalmente água) e quando aplicável, corante.
  • Óleo vegetal usado na alimentação é também classificado como mistura homogênea. Normalmente os óleos vegetais são misturas de vários compostos diferentes, vários ácidos graxos, todos eles misturados, mas formando apenas uma fase, um aspecto uniforme.
  • A saliva presente em nossa boca é outro exemplo de mistura homogênea, ou seja, solução. A saliva é uma mistura de água, enzimas e sais minerais.
  • Tintas que utilizamos para pintar estruturas metálicas ou paredes e esmaltes de unha são exemplos de misturas homogêneas, que podem conter apenas componentes líquidos, ou também alguns componentes sólidos. Independente disso, o produto final é uma solução.
  • A gasolina que utilizamos para abastecer nossos veículos é uma mistura homogênea, uma solução composta principalmente por vários hidrocarbonetos (cadeia carbônica entre 4 e 12 átomos de carbono) e etanol.
  • O etanol combustível, ou o etanol de uso doméstico também são misturas homogêneas. Em suas composições há etanol (CH3CH2OH) e água (H2O). A quantidade de cada um dos componentes será determinada de acordo com a sua aplicação. O álcool etílico combustível terá maior teor alcoólico que o de uso doméstico. Em ambos os produtos, é adicionado uma substância que altera o sabor da mistura, para dificultar/impedir a sua ingestão.
  • Aliança de ouro é uma mistura homogênea sólida, na qual há ouro (em maior proporção) e outro metal, que pode ser cobre, prata, zinco ou cádmio. A proporção de cada metal será determinada de acordo com a aplicação, desejo de cor ou dureza necessária.
  • O aço, liga metálica bastante comum em objetos, veículos e estruturas espalhadas pelas cidades, é outro exemplo de mistura homogênea. O aço mais comum é composto principalmente por ferro, adicionado de pequena quantidade de carbono.
  • A pólvora é mistura homogênea sólida. Ela é obtida pela mistura de enxofre, nitrato de potássio e carvão vegetal, três sólidos.
  • O sal que utilizamos para preparar alimentos é mistura homogênea sólida. No sal de cozinha há principalmente cloreto de sódio (NaCl), mas também pode haver cloreto de potássio (KCl) e adição de iodeto de potássio (KI).
  • A farinha de trigo com fermento é mais um exemplo de solução sólida. A farinha de trigo com fermento é uma mistura que contém amido, proteína (glúten), sais minerais e bicarbonato de sódio (fermento químico).
  • O ar que respiramos é outro exemplo de mistura homogênea, mas gasosa. O ar é uma solução composta por vários gases, tais como N2, O2, CO2, H2O e outros.

Esses são só alguns exemplos de misturas homogêneas que estão presentes em nosso dia a dia, mas é claro que existem muitas outras. Você saberia citar mais alguma? Fale aí nos comentários.

Veja exemplos de misturas heterogêneas!

_____________________________________
Continue vendo exemplos de misturas heterogêneas!
_____
Escrito por: Miguel A. Medeiros
Publicado em: 10 de agosto de 2015