O plástico vem de onde?

O plástico é um produto derivado do petróleo, ou seja, a partir de compostos obtidos da destilação do petróleo (mesmo processo em que se obtém gás de cozinha, diesel, gasolina e óleos minerais) se obtém moléculas pequenas que se combinam através do processo de polimerização e formam-se plásticos.

Os plásticos existem em formas distintas, cada um com propriedades específicas, que possibilita a sua aplicação em diversos seguimentos da indústria ou do dia a dia. Existem plásticos com elevada flexibilidade e baixa resistência mecânica, assim como existem plásticos quebradiços ou fortemente resistentes ao impacto ou à compressão.

Atualmente, há no mercado diversos produtos elaborados com plástico de origem vegetal, que seriam ecologicamente mais corretos, já que tais materiais sofreriam degradação de maneira mais rápida do que os derivados do petróleo, que podem demorar centenas de anos para se decompor totalmente. No entanto, a maior quantidade de plástico consumida no mundo ainda é derivada do petróleo.
Alguns dos principais plásticos são: polietileno, polipropileno, poliestireno, PET e PVC.
O vídeo explica de forma resumida como é o processo de extração e destilação do petróleo, até chegar no plástico. Além disso, é chamada a atenção para a coleta seletiva e reciclagem do plástico.

Você pode se interessar por: