Destilação do Petróleo

O petróleo é utilizado como fonte de combustíveis, já que ele é uma mistura de centenas de substâncias distintas, em maioria, hidrocarbonetos. As substâncias presentes no petróleo são responsáveis por grande parte da energia que supre as indústrias e os meios de transporte e diversos materiais de uso cotidiano, tais como algumas borrachas, plásticos, solventes, lubrificantes, tecidos e até produtos farmacêuticos. A obtenção dos produtos derivados do petróleo se dá a partir da destilação fracionada do petróleo cru.

A destilação do petróleo é um processo de separação de misturas de grande importância para o mundo contemporâneo. Graças aos produtos destilados do petróleo é possível obter gasolina, diesel, querosene, gás de cozinha, óleos, plásticos e borrachas.
Para obter cada um destes produtos, é necessária a prévia separação de substâncias, que ocorre através da destilação fracionada. As colunas de destilação do petróleo pode ter dezenas de metros. O princípio da destilação é similar ao da destilação fracionada para misturas menos complexas. Para saber mais sobre separação de misturas por destilação, veja este texto. Caso deseje saber mais sobre outros métodos de separação de misturas, veja este outro texto do QuiProcura.

Para saber mais:

Destilação simples e destilação fracionada
Métodos de separação de misturas

Você pode se interessar por: