Amianto ou asbesto – mineral, silicato fribroso

Amianto ou Asbesto

Muita gente conhece, ouviu ou já viu algum objeto produzido por amianto, ou asbesto. Até alguns anos, telhas, caixas d’água, pastilhas de freio de veículos e outros mais de 3000 objetos eram produzidos a partir de fibras de amianto. Nos dias atuais, muitos desses objetos passaram a ser produzidos a partir de polímeros ou outros minerais menos prejudiciais à saúde. Embora ainda seja possível comprar objetos produzidos com amianto.

O asbesto é um silicato fibroso (formação fibrosa, em forma de fibras), que é conhecido e utilizado na Europa a milhares de anos. Na Roma Antiga, por exemplo, suas fibras foram utilizadas para tecer um tipo de tecido contra chamas (e até hoje o amianto tem essa aplicação).

Os produtos obtidos da fibra do amianto possuem alta resistência ao calor e a chama, possuem também grande flexibilidade e resistência à tensão, assim como ao ataque de bases e ácidos.

O termo asbesto é aplicado a dois grupos de minerais (silicatos hidratados que se cristalizam na forma fibrosa), as serpentinas e os anfibólios.

O amianto ou crisotilo possui fórmula [Mg3(Si2O5)(OH)4] e é um representante do grupo das serpentinas. Esta forma de cristalização (serpentina) é extraída em milhões de toneladas por ano. A outra forma, anfibólios, obtido do mineral crocidolita [Na2Fe3Fe2Si8O22(OH)2], é obtido em pequenas quantidades.

Os minerais de asbesto podem ser absorvidos pelo organismo humano, quando inspirados e provocarem problemas sérios de saúde, tais como: asbestose, mesotelioma pulmonar, câncer de pulmão e afecção benigna do tecido pulmonar. Em alguns casos de asbestose, podem ocorrer até a morte do indivíduo doente.

A fibra do asbesto ao ser inspirada, involuntariamente, durante longos períodos, pode provocar danos pulmonares, como dito. E isso é devido a capacidade das fibras em se enrolarem, enovelarem ou linearmente ocuparem regiões do pulmão, o que provocará o seu “empedramento”, pois elas não se degradam no organismo. Este é um problema enfrentado, principalmente, pelos trabalhadores das minas de extração dos minerais que não trabalham com máscaras de proteção e trabalhadores que utilizam, cortam e moem objetos de amianto.

Os danos pulmonares provocados pelo amianto são significativos, mas em proximidade com os danos provocados pelo uso do cigarro, o problema dos asbesto é minúsculo. Ao menos em número de vítimas pelo mundo.

Produtos nos quais o amianto pode ser encontrado:

– telhas para casas;
– caixas d’água;
– pastilhas de freio de automóveis;
– pisos para chão;
– materiais com propriedades anti-chamas e refratário (anti-calor).

Referência Bibliográfica

1– GREENWOOD, N,N; EARNSHAW, A; Chemistry of the Elements; 2ª edição; Leeds, U.K. Butterworth Heinemann, 1998.

2– KOTZ, J., C., TREICHEL, P., Química e Reações Químicas, 3ª edição, volume 2; Rio de Janeiro, Editora LTC, 1998.