QuiProcura Química




Filtração a Frio

O método de filtração a frio é similar ao método de filtração simples ou a vácuo, com o diferencial de utilizar baixas temperaturas, próximas ou inferior a 0°C.
O objetivo da filtração a frio é possibilitar a filtração de misturas que não é possível de ser realizada a temperatura ambiente, devido a solubilidade de uma determinada substância. Algumas substâncias, tais como micropartículas de gordura (ácidos graxos) dispersas em água, podem ser separadas a partir da filtração a frio, já que a reduzida temperatura promove a aglomeração das micropartículas, formando gotas oleosas grandes o suficiente para serem retidas por filtros, tais como de papel.

A filtração a frio também é comumente utilizada na indústria de bebidas alcoólicas, com o objetivo de promover a remoção de substâncias solúveis indesejáveis, que cristalizam apenas em baixas temperaturas, podendo deixar a bebida turva. Esse processo é bastante comum na produção de vodkas, no qual ocorre uma filtração entre -2 e -12°C.



Filtração a quente

O método de filtração a quente é geralmente empregado em processos de purificação de sólidos (mistura de sólidos), também chamado de purificação por recristalização. Em geral, a filtração a quente é associada ao método de filtração a vácuo.

O método de filtração a quente utiliza o princípio da solubilidade diferente em distintas temperaturas, ou seja, uma substância é solúvel a quente em um solvente, mas não é solúvel no mesmo solvente, a temperatura ambiente. No solvente quente, apenas uma substância da mistura se dissolve totalmente, a outra substância permanece insolúvel e é retida pelo filtro. Quando a solução filtrada se resfria, separa-se a substância insolúvel, do solvente.

___________________

Veja mais sobre métodos de filtração.