QuiProcura Química




O que é Madeira Plástica?

Madeira é algo natural, existe sem a participação do homem. Já o plástico, é um produto que só existe graças à habilidade do homem em modificar substâncias, tal como o petróleo.

Madeira, todo mundo sabe o que é e de onde vem. O homem usa a madeira para fazer fogo e também na forma de objetos há milhares de anos. Já o plástico é bem mais novo, tem aproximadamente 100 anos e é usado para produzir milhares (ou milhões) de diferentes objetos presentes no mundo contemporâneo. No entanto, o que é madeira plástica?

Madeira plástica é um tipo de madeira, um tipo de plástico, ou algo diferente?

Madeira plástica é um material misto, um compósito, de plásticos reciclados, madeiras, minerais e pigmentos (orgânicos ou inorgânicos). Este novo material possui características mecânicas e físico-químicas distintas de cada material isoladamente (compósito). No entanto, a madeira plástica pode ser trabalhada como a madeira, podendo ser serrada, parafusada, pregada, rebitada ou colada. Além disso, a madeira plástica possui maior resistência a intempéries do que a madeira convencional, não absorve umidade e pode ser obtida a partir de plásticos reciclados, principalmente polipropileno (PP) e polietileno de alta (PEAD) e baixa densidade (PEBD), mas também pode ser produzida com PET e PVC.

Para produzir um objeto de madeira plástica não é necessário cortar uma árvore, mas sim, usar: resíduos de madeira já descartados, resíduos plásticos (de polipropileno, polietileno, PET ou PVC) e um pigmento. Dessa forma, o uso de objetos de madeira plástica se torna mais interessante para o meio ambiente, já que estaremos evitando cortar árvores e consumindo resíduos plásticos recuperados. E o processo de fabricação de objetos de madeira plástica é bastante similar ao processo de fabricação de objetos de plástico, principalmente por extrusão.

Todo mundo sabe que a reciclagem de plástico é algo bastante comum, nos dias de hoje, possibilitando que o mesmo plástico seja utilizado mais de uma vez, mas o uso de plástico reciclado na produção de madeira plástica se mostra bastante vantajoso como substituto da madeira, em muitas aplicações, tais como: piso, mourões de cerca, deck para piscinas, cercas, bancos para jardim, dormentes para trilhos, tábuas e caibros para aplicações diversas.

 

Algumas vantagens do uso de madeira plástica

Homogeneidade em todas as peças;
Facilidade de limpeza;
Não necessita de acabando superficial;
Não há perda de matéria-prima, já que as sobras podem ser reprocessadas;
Pode ser produzida a partir de vários plásticos de reuso;
Não é vulnerável a pragas, como mofo ou cupim;
Não absorve água;
Pode durar centenas de anos com a mesma forma;
É isolante térmico;
Não racha;
Pode possuir aparência similar à da madeira convencional.

Para saber mais:
http://www.respostatecnica.org.br/dossie-tecnico/downloadsDT/Mjc2Nzg=

Escrito por: Miguel A. Medeiros
Publicado em: 31 de agosto de 2015