QuiProcura Química
Destilação fracionada
A destilação fracionada é um método comum utilizado para separar misturas homogêneas de liquido + líquido (como água e álcool etílico), ou até mesmo líquido + gás (como é o caso do petróleo, mistura de vários líquidos e gases).
No processo de destilação fracionada, as substâncias serão separadas através de suas temperaturas de ebulição, mesmo que eles sejam relativamente próximos (nesse caso, será necessária a utilização de uma coluna de destilação fracionada grande e com várias saídas, como são as colunas (torres) de destilação do petróleo).
Em um laboratório, para realizar destilação fracionada de uma mistura, pode-se utilizar uma montagem similar à exibida a seguir.
Durante o processo de separação, a mistura é aquecida e a substância com menor temperatura de ebulição (substância mais volátil) será separada (Para saber mais sobre misturas homogêneas, clique aqui, mas se quiser ver mais informações sobre misturas heterogêneas, clique aqui). Observando a variação de temperatura, pode-se perceber que a substância volátil já foi totalmente separada (é importante saber que enquanto uma substância estiver sendo separada, a temperatura identificada pelo termômetro será a mesma). Dessa forma, pode-se acompanhar a separação da segunda substância mais volátil da mistura, ou seja, a substância restante com menor temperatura de ebulição. Também acompanhando a variação de temperatura, pode-se afirmar quando a segunda substância foi totalmente separada. Caso a mistura possua outras substâncias que necessitam ser separadas, o mesmo procedimento deverá ser adotado.
Na destilação fracionada, utilizando uma coluna de fracionamento como a da figura acima, é necessário levar alguns fatores em consideração. Nesta aparelhagem só há um caminho para o vapor seguir, então quando ele é formado no balão volumétrico, ele seguirá pelo condensador reto, condensando, ou seja, transformando em líquido que é recolhido no erlenmeyer.
No momento da destilação é necessário observar e anotar a temperatura do sistema de tempo em tempo, isso é necessário para saber em qual momento o vapor está sendo formado em sua temperatura de ebulição. No momento da ebulição, a temperatura ficará constante até que aquele líquido todo passe para o estado gasoso, após este ponto, a temperatura voltará a aumentar até atingir a segunda temperatura de ebulição, onde o segundo líquido passará para o estado gasoso, e assim sucessivamente, até o último componente líquido da mistura passar para o estado gasoso.
A destilação do petróleo possui o mesmo princípio descrito aqui, no entanto há a diferença do tamanho da coluna de fracionamento, que atinge dezenas de metros de comprimento.
Para saber mais: