QuiProcura Química




Pão de Queijo, uma mistura simples ou complexa?

Um exemplo da culinária mineira é o pão de queijo, quase todos os brasileiros já degustaram, pelo menos uma vez. O pão de queijo é feito principalmente com queijo e polvilho, no entanto há outros ingredientes, como sal, ovo, leite e óleo.

As misturas estão em quase todos (ou até mesmo todos) os lugares para onde olhamos e também, onde não conseguimos enxergar nada, como a atmosfera que estamos inseridos. Pode-se dizer que a maioria das coisas presentes na natureza é algum tipo de mistura. O ar atmosférico, as pedras, as folhas das plantas e até mesmo um fio de cabelo são exemplos de misturas, sendo que cada mistura apresenta propriedades físicas diferentes. Além disso, cada componente da mistura possui propriedades físicas e químicas únicas. Ou seja, o fato dos componentes se misturarem não implica em alteração de suas estruturas químicas básicas. Se a estrutura básica de um componente alterar, terá ocorrido uma reação química e não apenas mistura. É bom lembrar que há sempre a possibilidade de separar os constituintes de uma mistura, através de métodos de separação diversificados.

Quando você vê um copo com água filtrada, pode-se dizer que aquela água é uma substância pura?

A resposta é não! Do ponto de vista químico, essa água não é pura, pois há mais substâncias do que apenas água (H2O). Em um copo de água filtrada pode haver vários íons metálicos, sulfatos, carbonatos, cloretos e fluoretos, além de H2O. Já um copo com água destilada (várias vezes) ou deionizada haverá apenas H2O, no entanto, esse líquido não é próprio para consumo humano ou animal, já que os nossos organismos necessitam da ingestão de água com sais minerais, para controle fisiológico.

Misturas espalhadas pelo mundo

Existem infinitas misturas pelo mundo, ou de uma forma mais próxima, há infinitas misturas em sua casa. Você se lembra do trecho sobre pão de queijo, lá no início do texto? Então, o pão de queijo é um exemplo de mistura. Os ingredientes necessários para produzir pão de queijo são menos de dez, mas eles necessitam serem misturados em quantidades específicas para se obter o pão de queijo cru, que deverá ser assado e se tornar o quitute mineiro consumido nacionalmente. No entanto, o pão de queijo não é uma mistura tão simples como parece. Cada ingrediente do pão de queijo é uma mistura individual. Relembrando os ingredientes utilizados: queijo, polvilho, sal, óleo, leite, ovo e água.


Queijo

O queijo nada mais é do que o leite coagulado e temperado. Dessa forma, o queijo possui os mesmos constituintes do leite, além de agente coagulador e sal.

Leite

A composição do leite pode variar de acordo com a sua origem animal e até mesmo regional. Mas basicamente, o leite é composto por água, gordura (uma combinação de lipídeos), proteínas (caseína, albumina e globulina, que por sua vez são combinações de aminoácidos), carboidrato (lactose), vitaminas (vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina D e vitamina K), além de sais minerais que podem variar de acordo com a origem regional do leite.

Sal

O sal que normalmente utilizamos em nossas casas é uma combinação de compostos iônicos, principalmente NaCl, KCl e KI.

Óleo


O óleo de soja, milho, girassol, canola são exemplos de óleos comumente utilizados em nossas cozinhas. Mas cada um desses óleos é uma mistura de ácidos graxos saturados (cadeia carbônica só com ligações simples entre átomos de carbono) e insaturados (cadeia carbônica  com pelo menos 1 ligação dupla entre átomos de carbono) com tamanho de cadeia de carbono entre 14 e 22.

Ovo

Ovos, assim como o leite pode ter sua composição variada de acordo com a sua origem regional ou até mesmo animal. No entanto, a composição básica de um ovo se resume em gorduras (mistura de lipídeos e ácidos graxos, tais como ácido caprílico, cáprico, láurico, minístico, palmítico, esteriárico, entre outros), aminoácidos (triptofano, treonina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, cistina, fenilalanina, tirosina, valina, arginina, histidina, alanina, ácido aspártico, ácido glutâmico, glicina, prolina e serina), vitaminas (A, B12, D, E, K) e sais minerais (cálcio, fosfato, potássio e sódio).

Polvilho

O polvilho azedo, um dos tipos de polvilho usado para fabricar pão de queijo (também é usado polvilho doce), é composto por amido, fibras, proteínas e até gordura. Para saber um pouco mais sobre polvilho, acesse aqui.

Diante de todas essas informações, pode-se dizer que o pão de queijo é uma mistura complexa de substâncias. Além de ser um exemplo claro de reação química, já que a mistura dos ingredientes é aquecida por vários minutos, modificando bastante a composição dos constituintes iniciais da mistura.

Os links apresentados a seguir podem contribuir para a melhor compreensão do que foi citado neste texto.

http://www.cienciadoleite.com.br/?action=1&type=5&a=93

http://www.scielo.br/pdf/aesalq/v31/38.pdf

http://www.ovosbrasil.com.br/download/boletim01.pdf

http://www.insumos.com.br/aditivos_e_ingredientes/materias/208.pdf

Escrito por: Miguel A. Medeiros
Publicado em: 13 de julho de 2015