Osmose – Propriedade Coligativa

O QUE É OSMOSE?

Osmose é o movimento de um solvente através de uma membrana semipermeável, causado por diferenças na pressão osmótica.

Pressão osmótica ocorre quando duas soluções (com concentrações distintas de solutos) são separadas uma membrana semipermeável (permite a passagem do solvente, mas não permite a passagem do soluto) e há a difusão do solvente do meio menos concentrado para o meio mais concentrado em soluto. A pressão osmótica é medida como a força necessária para resistir ao movimento do solvente, mas comumente, água.

osmose é considerada de grande importância para a vida da maioria das células. As membranas plasmáticas são permeáveis à água, mas pouco (ou nada) permeáveis a moléculas pequenas, íons e macromoléculas.

Para o melhor entendimento de osmose, 3 diferentes tipos de soluções são importantes:

  • Soluções isotônicas – aquelas em que a concentração de soluto é igual a concentração de soluto do meio separado por uma membrana semipermeável. Não existe transferência de solvente de um meio para outro.
  • Soluções hipertônicas – aquelas em que a concentração de soluto é superior a  concentração de soluto do meio separado por uma membrana semipermeável. Ocorrerá a transferência de solvente do meio menos concentrado para o mais concentrado (com o objetivo de igualar as concentrações), ou seja, do interior da membrana para fora da membrana. O volume de solvente no interior da membrana reduzirá.
  • Soluções hipotônicas – aquelas em que a concentração de soluto é inferior a concentração de soluto do meio separado por uma membrana semipermeável. Ocorrerá a transferência de solvente do meio menos concentrado para o mais concentrado, ou seja, solvente do meio externo passará para o interior da membrana. O volume de solvente no interior da membrana aumentará.

Você pode se interessar por: