Reciclagem de Alumínio

Quiprocura Química (@quiprocura) on Instagram: “Reduza, repense, reuse, recicle, recuse produtos que geram impacto ambiental. A reciclagem de materiais sempre consume menos energia do que a sua produção a partir de recursos naturais. Além disso, economiza os recursos naturais. ”

O alumínio pode ser obtido da bauxita, um conjunto de óxidos e hidróxidos de alumínio, podendo conter impurezas de ferro e argilas. O processo de obtenção de alumínio a partir da bauxita consome grande quantidade de energia, pois é necessário um forno que atinja elevadas temperaturas, próximas a 2000°C. Se for utilizado um fundente (criolita, Na3AlF6), substância que misturada à bauxita, possibilita a diminuição da temperatura de fusão para algo em torno de 1000°C, o gasto energético é significativamente menor, mas ainda é superior ao gasto energético da reciclagem do alumínio, que necessita de temperatura próxima a 660°C.

A reciclagem do alumínio é um método de obtenção de alumínio mais vantajoso, não apenas do ponto de vista energético, mas também do ponto de vista ambiental, já que será necessário menos recursos naturais (bauxita e outros óxidos naturais de alumínio) para obter o alumínio e suprir as necessidades do metal, que atualmente são bastante elevadas.

A reciclagem, não apenas do alumínio, mas de outros metais, de plásticos, papeis, papelões, vidros e outros materiais é sempre mais vantajosa, já que consome menos recursos naturais e energéticos do planeta. Reduza, repense, reuse, recicle, recuse produtos que geram impacto ambiental.

Fonte: Instagram post by Quiprocura Química • Aug 31, 2017 at 8:11pm UTC

Você pode se interessar por: