Queimaduras em Laboratório

Caso ocorra alguma queimadura leve, é possível a aplicação de pomadas para queimaduras, no entanto, podem ocorrer queimaduras do tipo mais graves, com formação de empolas, ou bolhas, sendo nestes casos, importante a aplicação de solução de bicarbonato a 1% e a procura de um médico, sendo importante a não retirada de roupas ou outros materiais que estejam “colados” no local da queimadura, sendo importante evitar o choque térmico no local. Até a condução do acidentado até um médico é fundamental manter o paciente aquecido.

As queimaduras em um laboratório de química, podem ser de dois tipos diferentes, sendo possível a queimadura térmica e a queimadura química, que pode ser causada por reagentes químicos.

Queimaduras químicas

Causadas por ácidos – deve-se lavar o local, imediatamente, com muita água e depois, com solução de bicarbonato de sódio a 1% e depois com água novamente. Nos casos mais sérios, devem fazer um tratamento do local com etano aquoso a 70% e secar o local, aplicando pomada para queimaduras.

Causadas por bases – deve-se lavar o local, imediatamente, com bastante água e depois, com solução de ácido acético a 1% e novamente, lavar o local com água.

Causadas por sódio – deve-se retirar TODOS os fragmentos de sódio ainda presentes no local, depois disso deve-se lavar o local com bastante água e também com solução de ácido acético a 1%, sendo necessário cobrir o local com uma gaze embebida em azeite.

Causadas por bromo – deve-se lavar com bastante água e fazer aplicação de glicerina no local afetado, sendo que depois de um certo tempo, deve-se retirar a glicerina e fazer o tratamento para queimaduras.

Em outros casos de queimaduras químicas, deve-se lavar o local com etanol e depois com sabão e água morna, aplicando depois, pomada para queimaduras.

Nestes casos e em outros, deve-se tomar os cuidados necessário e procurar um médico para um verificação da intensidade da queimadura. Nunca faça estes procedimentos sem a presença e permissão do professor.

Você pode se interessar por: