Como fazer sorvete de forma simples

O vídeo mostra como é possível fazer sorvete de maneira simples e rápida, utilizando itens que todos possuem em casa. Embora o vídeo esteja em inglês, é o entendimento dos procedimentos é simples.

Essa metodologia para produzir sorvete é simples e utiliza princípios de físico-química para funcionar (Propriedades Coligativas).

Inicialmente, é bom saber que o gelo é água no estado sólido, ou seja, a 0°C a água congela, se transformando em gelo. Da mesma forma, é a 0°C que o gelo se derrete e forma água líquida.

Para que o experimento funcione de forma mais expressiva, o gelo utilizado deve estar o mais gelado possível, ou seja, é interessante que o gelo esteja armazenado por algumas horas em um congelador que atinja temperaturas inferiores a -10°C (freezers e congeladores de geladeira duplex atingem 18°C negativos com facilidade).

O uso de gelo com temperatura baixa é importante, pois quanto mais negativa for a temperatura do gelo, mais rápido e eficiente será o congelamento do leite utilizado para fazer o sorvete. Recomenda-se que você troque os ingredientes a seu gosto, como por exemplo, utilize leite condensado e/ou sucos naturais de frutas, ou até mesmo sucos artificiais ou néctar de frutas.

Explicando o fenômeno

Inicialmente, coloca-se gelo em um saco plástico grande e a ele, adiciona-se um copo de sal grosso (essa medida pode variar e também pode ser utilizado sal refinado de cozinha). A adição do sal ao gelo tem o objetivo de acelerar o derretimento do gelo, transformando-o em água líquida. O sal fará com que o gelo entre em fusão, não mais a 0°C, mas em temperaturas inferiores, por isso quanto mais gelado for o gelo, melhor será o resultado.

A adição do sal, que é um soluto não volátil, provoca o abaixamento da temperatura de fusão da água, que é chamado de abaixamento crioscópico de temperatura. Ao adicionar sal no gelo, favorece a formação de uma solução que necessita de uma temperatura muito mais baixa para congelar, aproximadamente -30°C. Dessa forma, o gelo tende a descongelar para que a nova solução formada (sal + água) possa congelar a -30°C, o que não ocorrerá, pois a temperatura do gelo não é próxima a esta. Como a temperatura da solução (água + sal) está em temperaturas abaixo de 0°C, começa a retirar calor da mistura que está no saquinho plástico menor, provocando o seu resfriamento e congelamento, alterando a textura da solução, aproximando para a textura do sorvete conhecido e comercializado.

Caso seja utilizado apenas gelo, mas sem a adição de sal, a solução presente no saquinho plástico (a que contém os ingredientes para o sorvete) apenas ficará gelada, mas não chegará a congelar. Isso é o que ocorre quando colocamos gelo em um copo com suco, por exemplo, o suco fica gelado, mas não congelará, independente de quanto gelo for colocado no copo.

Você pode se interessar por: