Experimentos Espetaculares de Química

Seção do Quiprocura com alguns vídeos sobre experimentos espetaculares ou curiosos na área de Química. Se você tiver alguma sugestão para trabalharmos aqui, por gentileza, entre em contato conosco.
Este é o 1° Artigo da Seção “Experimentos Espetaculares de Químicas”. Para iniciar a seção, optamos por tentar desmistificar (um pouco) uma ideia que é muito propagada na Internet, o “efeito danoso” da Coca-Cola.

Efeitos da Coca-Cola

Você já deve ter visto várias opiniões e vídeos afirmando que Coca-Cola faz mal para a sua saúde. Alguns vídeos mostram o efeito danoso do refrigerante em alguns alimentos, como é mostrado neste vídeo o efeito da Coca-Cola em um ovo que foi deixado mergulhado por 365 dias, isso mesmo, 1 ano.

Se você já assistiu o vídeo, não tire conclusões precipitadas, continue lendo até o final deste “Post”. Não estamos aqui defendendo o consumo deste ou de outros refrigerantes, mas sim, tentando esclarecer algumas confusões propagadas na Internet.

Os autores do vídeo afirmam que a Coca-Cola possui substâncias que são capazes de dissolver a casca de um ovo, deixando a indireta para o que ela pode fazer no seu organismo. É possível encontrar muitas pessoas assustadas com o resultado observado, afirmando não beber mais o famigerado refrigerante. Mas será que parar de consumir é realmente a melhor atitude?

A Coca-Cola, assim como praticamente todos os refrigerantes são substâncias ácidas, que possuem pelo menos 2 diferentes ácidos. No vídeo exibido acima, é afirmado que o ácido fosfórico (H3PO4) presente no refrigerante é responsável por dissolver a casca do ovo (que é uma substância de caráter básico, principalmente carbonato de cálcio, CaCO3) e modificar a composição do ovo. Isso é real, mas tenha cuidado com a interpretação dos resultados.

Antes de tirar conclusões, sugerimos que visualize o vídeo abaixo. Neste vídeo, será exibida a ação do vinagre (composto que também ingerimos diariamente) na casca de um ovo. O mais interessante é a diferença entre os tempos citados nos vídeos. O vídeo da Coca-Cola cita 365 dias, já o realizado com vinagre, cita um tempo bem menor, apenas 3 dias.

Você assistiu os dois vídeos?
A que conclusão você chega?

Espero que a sua conclusão não seja: “Não beber Coca-Cola e não consumir vinagre“. Por que?

A resposta é simples, a Coca-Cola e o vinagre, assim como suco natural de limão, suco natural de laranja, suco natural de abacaxi ou o suco gástrico (solução de HCl) que todos nós temos em nossos estômagos, são substâncias ácidas. Essas substâncias ácidas reagem com substâncias que apresentam caráter básico, produzindo sal e água. Então, todos esses produtos, naturais ou artificiais irão reagir com a casca do ovo, dissolvendo-a completamente, seja em um tempo curto ou longo. O consumo excessivo de refrigerantes, seja Coca-Cola ou qualquer outro, pode provocar sérios problemas de saúde, mas não apenas por se tratar de uma substância ácida e corrosiva. É sempre bom lembrar que os refrigerantes possuem alto teor de açúcar, mas alguns sucos naturais também possuem. Então, se refrigerantes forem consumidos com moderação, não oferecerão problemas a sua saúde.

O consumo de sucos naturais é super recomendado pois os sucos possuem diversos sais minerais e algumas vitaminas, que estavam presentes na fruta de origem.

Em relação à acidez, o suco de limão taiti é mais ácido que a Coca-Cola, ou seja, o suco de limão taiti possui pH ~ 2, enquanto a Coca-Cola possui pH ~ 3. O efeito da Coca-Cola, suco de limão, ou qualquer outro líquido fortemente ácido será similar, tanto para a reação química com casca de um ovo, com um pedaço de osso ou até mesmo com um pedaço de carne.

A seguir, é apresentado uma relação de outros sucos consumidos comumente e seus respectivos valores de pH. Então fica a dica: antes de tirar conclusões sobre o que você vê na Internet, pesquise, raciocine em cima do assunto, converse com seu professor.

Bebidas pH (valores aproximados)
Coca-Cola 3
Suco de limão taiti 2
Limonada em Caixa (Maguary) 2
Suco natural de uva 3

Para saber mais:
Valores de pH e teor de Ácido Ascórbico em sucos de laranja.
Suco de Laranja é mais calórico do que refrigerante.

Escrito por: Miguel A. Medeiros
Publicado em: 24 de agosto de 2015

Você pode se interessar por: