Produção de biodiesel – um combustível sustentável

Escrito por:  Miguel A. Medeiros
Publicado em: 16 de agosto de 2015

O biodiesel é um combustível feito a partir de óleos (vegetais) e gorduras (animais). O biodiesel pode substituir parcial ou totalmente o diesel utilizado em veículos de grande porte, no Brasil. No Brasil, atualmente, ocorre a adição de menos de 10% de biodiesel no diesel convencional.

O biodiesel é produzido facilmente a partir de óleos e gorduras, através da reação de transesterificação, que é uma reação do triglicerídeos presente em óleos ou gorduras com um álcool (etanol ou metanol), catalisada por uma base forte (em alguns casos, um ácido forte também é utilizado) e temperaturas abaixo de 100°C.

A reação de transesterificação do óleo ou gordura produz biodiesel e glicerol como produtos. O glicerol é um subproduto da reação (10% da massa final dos produtos).

O vídeo mostra o processo de produção do biodiesel a partir do óleo de fritura usado, que é um óleo vegetal. O foco principal do vídeo é a valorização do uso de um resíduo, que é o óleo de fritura produzido em residências, diminuindo assim o impacto ambiental provocado pelo óleo. Embora seja citado os reagentes e como é feito o biodiesel, o vídeo não mostra as quantidades utilizadas e quais os procedimentos envolvidos.

Você pode se interessar por: