Biografias de alguns personagens da Química

09 de janeiro de 2005

 

Escrito por Miguel A. Medeiros

  Referências Bibliográficas

 

Arrhenius

Pauling

Linus Carl Pauling nasceu em Portland, Oregon, nos Estados Unidos da América, em 1901. Ele era formado em engenharia química e em 1925, tornou-se doutor em química.

Pauling sempre se interessou por estruturas moleculares e natureza das ligações, tendo como base a teoria de compartilhamento de pares de elétrons, proposta por Lewis.

Por volta de 1922, Pauling começa a determinar, experimentalmente, a estrutura de cristais e desenvolver um trabalho teórico sobre a natureza das ligações químicas.

Linus Pauling publicou diversos trabalhos sobre natureza de ligações químicas, fenômeno da ressonância em determinados compostos, estruturas de proteínas, estrutura e propriedade da hemoglobina, entre outros tantos.

Em 1954, Pauling ganha o Prêmio Nobel de Química, por suas contribuições sobre a natureza da ligação química e sua importância para determinação de estruturas de substâncias.

Em 1963, Linus Pauling ganha o Prêmio Nobel da Paz, por seu grande esforço, no sentido de acabar com os testes nucleares a céu aberto.

Em 1994, Linus Pauling morre.

 

Le Chatelier

Becquerel

Lewis

Berzelius

Marie Curie

Bohr

Mendeleev

Bunsen

Meyer

Cavendish

Moissan

Dalton

Moseley

Debye

Newlands

Dirac

Pauling

Gay Lussac

Pierre Curie

Gibbs

Priestley

Grignard

Ramsay

Hahn

Rutherford

Kirchhoff

Scheele

Klaproth

Seaborg

 

Soddy

   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   

QuiProcura
Contato