Biografias de alguns personagens da Química

09 de janeiro de 2005

 

Escrito por Miguel A. Medeiros

  Referências Bibliográficas

 

Arrhenius

Hahn

Otto Hahn nasceu em Frankfurt, na Alemanha, em 1879. Em 1901, ele se torna doutor em Química Orgânica. Entretanto, ele opta por abandonar a Química Orgânica, quando descobre isótopos radioativos em sais de rádio e estuda a radiação alfa com Ernest Rutherford, passando a se dedicar a substâncias radioativas.

Durante a Primeira Guerra Mundial, Otto Hahn não pesquisou, mas sim, lutou na guerra. Após o fim da guerra, Hahn e Lise Meitner descobriram o protactínio, como um produto do decaimento do urânio-235. O protactínio foi considerado o elemento pai do actínio, na família radioativa natural do U-235. Ou seja, ele é o primeiro elemento antes do actínio na série de decaimento radioativo do U-235, chamada de série do actínio. Ele investigou, utilizando métodos radioativos, a absorção e precipitação de quantidades pequenas de substâncias normais e formação anormal de cristais. Ele também elaborou o método de estrôncio para determinar a idade de períodos geológicos, a partir do qual foi possível calcular a idade da Terra.

Em 1935, Hahn começa a trabalhar com bombardeio de nêutrons a átomos de urânio, o que acabou levando, em 1938, a descoberta da cisão nuclear.

Em 1944, ele recebe o Prêmio Nobel de Química, pelos seus trabalhos na Química Nuclear.

Em 1968, em Goettingen, na Alemanha, Otto Hahn morre.
 

Le Chatelier

Becquerel

Lewis

Berzelius

Marie Curie

Bohr

Mendeleev

Bunsen

Meyer

Cavendish

Moissan

Dalton

Moseley

Debye

Newlands

Dirac

Pauling

Gay Lussac

Pierre Curie

Gibbs

Priestley

Grignard

Ramsay

Hahn

Rutherford

Kirchhoff

Scheele

Klaproth

Seaborg

 

Soddy

   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   

QuiProcura
Contato